Depoimentos

Calendário de Eventos

« < Janeiro 2020 > »
D S Q Q Q S D
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1
Faixa publicitária

O Projecto “Apoio a Crianças Hospitalizadas - Humanização dos Serviços Hospitalares” chega a S. Vicente

HBSA Fundação Infância Feliz acaba de implementar a primeira fase do Projecto em S. Vicente que decorreu de Fevereiro a Abril de 2012. O projecto Apoio a Crianças Hospitalizadas- Humanização dos Serviços Hospitalares- é no quadro da parceria desenvolvida entre a FundaçãoInfância Feliz, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Hospital Dr Baptista de Sousa.
O Projecto elaborado pela Fundação Infância Feliz e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian tem revelado indicadores interessantes, resultantes de um forte investimento em Mães e Acompanhantes de crianças hospitalizadas, bem assim em Lideres de ONG, Técnicos de Instituições Publicas, Lideres Associativos e Religiosos.
Quatro hospitais de Cabo Verde ( Hospital Agostinho Neto, Hospital de S.Filipe, Hospital Regional Santiago Norte e agora o Hospital Dr Baptista de Sousa) foram palco de reflexão nos últimos três anos sobre questões importantes da saúde da criança e do desenrolar de actividades que valorizam as dimensões subjectiva e social da vida dos doentes e estimulam uma gestão participada do espaço hospitalar por todos os actores.

Em Mindelo foram realizadas duas formações , com públicos-alvo diferentes:
1.  A Formação de mães e acompanhantes de crianças Hospitalizadas decorreu em Mindelo sob o Lema “A Percepção do Risco, da Vulnerabilidade e dos Direitos da Criança no Contexto da Prevenção e Reincidência de Internamentos
2.  Formação dirigida a Lideres decorreu sob o Lema “EVITAR A REINCIDENCIA DE INTERNAMENTOS DA CRIANÇA, PROMOVER A HUMANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS HOSPITALARES”
As temáticas de promoção do direito da criança à boa saúde, de entre as quais: crianças hospitalizadas e seus direitos; bem-estar da criança; desenvolvimento humano sustentável; vulnerabilidades e prevenção de riscos; cidadania activa; liderança e mudanças sociais, humanização dos serviços hospitalares, ganharam corpo e abriram caminho para que os objectivos fossem alcançados.
O conceito “humanização” bem assim a humanização dos serviços hospitalares é elemento relativamente recente nos hospitais em Cabo Verde, no que pode permitir de participação dos usuários e comunidade no processo, melhorias na gestão - mais democrática, - organização dos serviços e prestação de produto final de melhor qualidade.
No Hospital Dr Baptista de Sousa 25 Lideres e 14 Mães foram capacitados. As actividades inerentes ao projecto decorreram na escola de enfermagem e nos Serviços de Pediatria, respectivamente, após uma Sessão Solene de Abertura que teve lugar na Biblioteca desse mesmo hospital. Demonstrações da terapia do sorriso foram realizadas no espaço social da pediatria, tendo para o efeito a Fundação Infância Feliz contratado duas Palhaças, que pela primeira vez tiveram uma intervenção voltada para os hospitais.